VENCENDO O MUNDO

   (Ilustração: filme Coraline)

O que fazer quando o mundo quer lhe convencer de que você é feliz,tendo facilidades e conveniências?

Como distinguir quando você está no caminho falso ou verdadeiro?

O mundo lhe oferecerá mil motivos para você se render a ele:

Mostrará que você tem tudo de bom, que não lhe falta nada, e que muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar.

Bajulará você, dizendo que é poderoso, incrível e indispensável a ele. 

Oferecerá riquezas, posses, promoções, cargos, oportunidades, status, reputações, e principalmente segurança. (Ou seria falsa segurança?).

Dirá, com uma certa chantagem emocional, que as pessoas o adoram e que ficarão decepcionadas, caso você opte seguir a voz do Coração. A jogada será sempre estimular o medo da desaprovação alheia e da frustração.

"Provará" que ele o ama, fazendo todas as suas vontades e desejos. 

Seduzirá você com suas fantasias e suas dependências sensoriais.

O mundo não vai querer perdê-lo, pois ele se alimenta de suas carências: seu poder e domínio dependem delas.

E ele jogando-o de volta ao "Jardim do Éden", você acabará acreditando que isso é ser feliz e o que sente por ele é amor.

Mas como tudo o que é falso não perdura, daqui um tempo a insatisfação retornará. E cada vez mais, ela voltará com força, jogando-o num mar de amargura e depressão.

Você se sentirá preso, escravo de suas próprias fraquezas e da aceitação dos outros. Escravo da regra que o Sistema dita e que os seus soldados aplaudem.

Os prazeres momentâneos e a segurança vão matando a sua alma; tornando-a sem brilho e sem frescor. 

O mundo só lhe fornece satisfações quando sente que vai perder você para a Verdade, pois quando não está ameaçado, tudo vira rotina e obrigação.

E assim você vai "vivendo", cedendo às tentações interesseiras que ele o oferece, sem deixar que renasça e descubra o seu Ser. 

O mais interessante de tudo é que as tentações não alcançam o seu espírito, os seus sentimentos... Elas só alcançam a sua zona de conforto. Em muitos casos não há nem mesmo tesão pela tentação, mas um mero conformismo. E ao render-se a ele, você se esforça a acreditar que está bem, que gosta, que é feliz.

Mas agora vou dizer quais as características do que é verdadeiro em você:

No caminho do Coração, seus valores espirituais se elevam. Você se torna forte, autoconfiante, corajoso, digno, íntegro, intuitivo e muito mais sábio.

E sabe por que os valores se elevam? Simplesmente porque você não vende mais sua alma ao comodismo, às facilidades, aos prazeres baratos, às transitoriedades, à autoimagem. Você segue o Coração porque confia nas forças superiores, que mesmo não realizando seus desejos de ego, o transforma em indivíduo único e indispensável ao propósito divino.

Como saber que você é um instrumento divino? Ao propagar esses altos valores em seu próprio exemplo de vida. Enquanto houver dependência de aceitação, de companhia, de respeitabilidade, prestígio, dinheiro, não seremos instrumentos de consciências elevadas. Ao nos entregar ao caminho verdadeiro primordialmente, aí, sim, poderão vir o restante; porém, não da forma como o "eu" exige.

Quando o caminho faz você se elevar como ser, como alma, como espírito, esse, sim, é o caminho real do seu Coração.

Mas quando o caminho o aprisiona em dependências materiais, físicas, emocionais e mentais, esse caminho será um infinito círculo de dor e frustração. Se ele o chantageia com ganhos imediatos, imagens, respeito social, comodidades em detrimento do seu sentimento mais profundo, você será eternamente seu escravo.

O indivíduo livre pode não ter nada, e mesmo assim,ter tudo. Isso porque ele terá a ele mesmo; e assim, tudo o que corresponder verdadeiramente a ele virá ao seu encontro. Porém, enquanto ele não for livre, sua vida será somente ilusões e coisas artificiais.

A Verdade não traz a permanência dos prazeres, mas traz a felicidade permanente do espírito, apenas por conhecer a si próprio. E conhecendo a si próprio, a vida se torna muito mais valorosa, e os embates menos destrutivos. A dor e as dificuldades não cessam, mas a nossa capacidade de enfrentamento e superação se tornam muito maiores. Com essa força vem a lucidez, a consciência, a integridade e o poder - o verdadeiro poder.

Muitas pessoas não o entenderão, mas mesmo inconscientes admirarão e respeitarão sua postura mais sábia. Elas não ficarão satisfeitas, mas algo em você as mudará naturalmente.

O prazer que vem da alma é muito superior ao prazer da mente e do corpo. Mas enquanto estiver preso à mente e ao corpo, nunca conhecerá a alegria da alma.

O caminho verdadeiro eleva; o caminho falso só o afunda mais na lama do desespero e da angústia. E o prazer que se ganha periodicamente não compensa o sofrimento.

A escolha não está no melhor caminho a seguir.

A escolha está no caminho que a Verdade quer que você siga...

Pelo benefício de todo o Universo.

Comentários

Postagens mais visitadas