OS SOLDADOS DA MATRIX


Sabe o que é mais difícil a alguém que está fora dos padrões normais da sociedade, e quer se estabelecer como um alguém fora dos padrões?

Essa pessoa terá que aprender a conviver com os soldados da Matrix, driblando-os.

E por mais que a gente adquira melhor compreensão da limitação mental desses soldados, ainda existirão confrontos com esses agentes. 

Digo isso porque no dia a dia estaremos sozinhos em meio a eles, como num jogo contra vários adversários a enfrentar. É essa a imagem: somos heróis de game tentando ultrapassar os obstáculos e as fases, até sairmos (ou não) vencedores.

Mas o que seriam "soldados da Matrix"?

Um soldado da Matrix é aquele sujeito que "diz amém" a todo tipo de autoridade, sem ao menos questionar ou ter uma avaliação mais elaborada.

Ele acredita em tudo o que a TV, os jornais, as revistas dizem como verdade. E aqui não falo de fatos que acontecem, mas de teorias dos formadores de opinião que acabam virando "fatos". 

Ele diz "amém" aos doutores da ciência e da medicina. Nunca cogitam a possibilidade de, muitos destes, estarem presos a dogmas e à indústria farmacêutica, fabricadora de doenças.

No âmbito político vale mais um burocrata ou um ideólogo do que um indivíduo com valores éticos e morais. Aliás, confunde-se ideologia política com justiça.

Até mesmo dentro da vertente espiritual, ele só escuta os gurus, sacerdotes, padres e pastores. Não consegue distinguir a Verdade ou Deus dentro de si mesmo. A ele, a reputação de um espiritualista perante a massa é mais importante do que a real conexão com a Essência de um simples sujeito.



É claro que a experiência nas diversas áreas específicas é importante. É preciso estudo e conhecimento para se ter competência em qualquer campo. Porém, aqui, não estou me referindo a isso; estou me referindo a delegar toda a responsabilidade a qualquer autoridade, de forma cega ou indiscutivelmente. 

E é isso que ocorre na maior parte da população do mundo. As pessoas preferem confiar num especialista do que elas mesmas buscarem conhecer e se aprofundar em determinado assunto. Não há tempo, disposição e curiosidade por parte de um soldado da Matrix, por isso é mais fácil acreditar completamente naquele que se especializa.

Fora a crença cega às autoridades, soldados da Matrix querem e acham certo ser igual a todo mundo. Eles precisam sentir-se inseridos ao que é ditado como normal pela sociedade, lutando para serem mais um na massa. Não importa que não estejam sendo eles de verdade; importa que sejam vistos como "aceitáveis".

É por causa disso que a maioria passa a vida inteira sem descobrir o seu potencial, quase sempre matando o seu dom ou o transformando num mero hobby.

Ter uma vida adequada socialmente, não significa ser como todo mundo. Significa, sim, contribuir com aquilo que você tem de melhor, aos outros.

Outra característica do soldado da Matrix é correr em busca de ilusões, ou seja, coisas supérfluas, atividades fúteis, admiradores, fama, aprovações, ostentação, hedonismo, vaidades mil...



A ele é preciso reconhecimento e aceitação dos outros 24 horas por dia. Saber ficar sozinho e em silêncio é condenado por ele como algo doentio.

Ser alguém de sucesso para o "matrixano" é ter muito dinheiro, prestígio, posses, aplausos, ter uma multidão aos seus pés e ser adorado. Mal sabe ele que, depois dessa vida, o que terá valor e será "contabilizado" será o tamanho de sua sabedoria e real compaixão vividas.

O soldado da Matrix é um robô. 

Ele é um autômato e reagirá contra você, com armas e defensivas, caso enfrente as autoridades, as instituições, a grande mídia, as crenças estabelecidas, a moda, a inversão de valores, a superficialidade e os doutores - tanto da lei, quanto da ciência.



Comentários

Postagens mais visitadas