BOA INTENÇÃO OU REPUTAÇÃO?
Eu cometo vários erros...
E um dos meus maiores erros é acreditar que os outros estão enxergando o mesmo que eu. Eu me engano e penso: "Finalmente uma pessoa que vê o que eu vejo! Que bom! Estamos salvos!"
Não que não tenha pessoas que enxergam como eu - e muito além - em vários aspectos... Inclusive meu ânimo vem de eu saber que essas pessoas existem e estão fazendo um lindo trabalho de conscientização. Me caiu a ficha, agora, que são só essas que entendem o que escrevo, pois elas captam a essência do que transmito, e não, somente o lado intelectual.
Ver de verdade o mesmo o que eu vejo, não é ter uma mera concordância. Não é ter a mesma opinião sobre algo, mas, sim, COMPREENDER a intenção por detrás do que digo.
E quando eu digo que o nosso mundo é feito de aparências; de que ele funciona através de status e respeitabilidade, a maioria não alcança a gravidade do que isso representa.
Muitas vezes já escrevi que não deveríamos nos apegar A QUEM está nos passando a Verdade ou uma mensagem inspiradora espiritual - que o importante era absorvermos o importante; "fazer uma peneira"; filtrar. O problema é que, sem perceber, eu errei em mais um detalhe... Mas não porque a afirmação esteja incorreta, e, sim, porque a "peneira" das pessoas está completamente "rasgada".
Como alguém irá discernir o falso do verdadeiro se ainda se deixa levar pelas impressões ilusórias do Ego? Podemos ver muita verdade em várias falas, ensinamentos, escritos... Podemos até nos beneficiar com eles... A questão é PROJETAR as falas, os ensinamentos e escritos em quem está os manifestando, formando uma imagem de ídolo. E ainda que não forme essa imagem, atribuirá a Consciência Maior à pessoalidade de quem está servindo de "canal". Aí, o que seria benéfico, vai por ralo abaixo.
Dirão, então, que a culpa é daquele que atribui ou idolatra o mensageiro... No entanto, ainda que não tenhamos o poder de controlar as ilusões e condutas inconsequentes alheias, quem possui a função de passar algum "insight" não se utilizará delas (ilusões) para se promover ou levar vantagem. E aqui não estou nem me referindo a obtenção de dinheiro (ainda que seja o objetivo maior de muitos), mas da obtenção de uma REPUTAÇÃO.
Ter reputação, visto pelo senso comum, não há nada de ruim; pelo contrário, ela é muito bem vista e valorizada - pois a reputação traz respeito e credibilidade. Mas, justamente, essa credibilidade é que faz as pessoas perderem a percepção, a noção e o dom de enxergar além das aparências.
Para dar um exemplo, o mundo em geral valoriza muito mais o que está sendo transmitido do que a intenção por trás do que está sendo transmitido. Um indivíduo pode falar muitas coisas absurdas, sem nexo, contraditórias, mas pode estar com intenções sinceras e honestas de ajudar os outros; de libertá-las... Já outro, com uma oratória impressionante, argumentos sensatos, palavras verdadeiras e profundas, pode ter a intenção de ganhar em cima de quem o idolatra, se autopromovendo e fazendo os outros dependentes. (Políticos são bons exemplos disso).
Nesse caso, sim, a máxima de que "não importa quem está passando a mensagem" não se encaixa, pois a reputação tão acatada acaba vencendo o real aproveitamento do essencial... Ou seja, a Verdade será deturpada para fins egoístas - e quando há interesse egoísta se aproveitando Dela, a energia emanada não será de libertação de ninguém, mas, sim, de aprisionamento.
O não se importar com quem está passando a mensagem, e sim com a mensagem, serve somente àqueles que já não dependem dos outros para enxergar o falso do verdadeiro. Isso porque a Consciência já está em si, e não na memória de textos e palestras de mestres ou professores espiritualistas.
Enxergar com o Coração é ter a faculdade de perceber além da tão valorizada REPUTAÇÃO que manipula, domina e controla os outros. Reputação é um poder que gera medo e submissão. É ela que nos faz sentir inferioridade, culpa e constrangimento, e nos faz duvidar da nossa capacidade de discernimento e autonomia.
É por essas que eu digo que um verdadeiro sábio ou mensageiro da luz não será reconhecido como a um. (E se for, será, quase sempre, por outros fatores). A sociedade - principalmente no ocidente - não possui o costume de valorizar a humildade e a sabedoria da Alma. A humildade é confundida com modéstia ou "coitadismos", e a sabedoria com conhecimento intelectual.
Ter humildade não é a rejeição da prosperidade e nem a submissão aos outros... Humildade é renúncia da autoidolatria, da manipulação para fins pessoais, da sustentação desesperada de uma imagem. E ter sabedoria é saber usar a inteligência em prol do Coração.
Quando calculamos situações pra que nossa imagem continue intacta; quando orquestramos coisas e persuadimos pessoas para salvar a REPUTAÇÃO, isso é do Coração ou do Ego? (Pergunta tonta, eu sei...).
Quem é instrumento da Verdade sabe que sofrerá retaliações e contrariedades alheias, e por isso mesmo sabe que nada pode fazer para controlar isso. A Verdade, por mais que seja crucificada, fará por si mesma o seu propósito... Não seremos nós a tentar salvá-la de maledicências.
Aquele que tenta desesperadamente salvar algo, está salvando o quê? Não seria a sua respeitabilidade?
Meu apontamento para "desmascarar" o falso não é para prejudicar os outros, mas para dizer que aquilo que os outros pensam ser não é a eles de verdade. E que além disso prejudicar a si, prejudica e contamina a todos ao redor.
Minha função não é ensinar nada a ninguém, mas apontar aquilo que ninguém está enxergando. Pois como disse, a maioria vê apenas as aparências e não a intenção por trás delas. E pelos rótulos, todos vão perdendo o conteúdo verdadeiro e benéfico do Ser...
Dá-se crédito somente aos "vencedores" do sistema e aos bem-resolvidos nas questões da satisfação humana. Já aqueles que nada possuem, a não ser sua Consciência, são vistos como imaturos, problemáticos e coitados, invertendo-se todo o valor da verdadeira virtude.
Pois como muitos dizem:
"Quem é tal pessoa pra dizer o que é melhor e verdadeiro, se ela nem se resolveu na vida ainda?!"
Já eu me pergunto:
"Será que só eu enxergo a inversão disso?"
Torço pra que não... Pois, caso contrário, estaremos todos perdidos.



Comentários
Postar um comentário