INTEGRAÇÃO À LA GURU

      


      Após escrever o texto anterior, uma sensação estranha me veio, dizendo que iriam usar a minha observação quanto à completude do ser, como "escada" para se autopromoverem ou se vangloriarem. Confesso: isso me incomoda.

      O que estou querendo dizer com isso?

      Simplesmente que muitas pessoas acreditam que "chegaram lá".

      Você que leu o texto e pensou: "Está vendo? Eu disse à ela (ou eles)" ou "Eu sou uma pessoa integrada", me desculpe, mas você não alcançou nem um terço da Real Percepção.

      Sua adaptabilidade ao mundo, mesmo tendo uma certa Consciência espiritual, não quer dizer que você é pleno e nem que enxerga amplo. O mais comum, é se ter uma Consciência mediana para se ter mais facilidade em sentir pertencimento... Principalmente quando se é ligado aos movimentos esotéricos ou holísticos. Você encontrou a sua turma e por isso se sente integrado ao mundo. 

      O mais difícil aos que "viram" (sentiram) de fato a coisa, é encontrar outros que também viram. Isso porque são raros.

      Ter um êxtase espiritual ainda não quer dizer que se tenha Consciência e Sabedoria. É por isso que tenho muita cautela quanto a esses assuntos. Já vi muitas pessoas acharem que por terem esses êxtases ou por terem incríveis dons mediúnicos, acham que já sabem o que é Integração Plena da Consciência.

      Alguns até moraram um tempo na Índia, no Tibete, ou Nepal e pensam que são sábios autênticos. Dissertar o que os gurus dizem é fácil; difícil é se "desfazer" deles e ter uma percepção legítima. E isso em todos os campos humanos.

      Tive todo o cuidado em dizer que cada pessoa tem o seu processo e que nessa "busca" ninguém é superior ao outro, pois o que importa é a integração (completude). 

      Mas o engano é de algumas pessoas acharem que por terem hábitos espiritualistas e também uma vida materialmente bem estruturada com uma vida saudável, possuem uma profundidade de Alma.

      A habilidade de se "atrair" prosperidade ou de ser expert em bem-estar, não necessariamente lhe confere visão ampla e aguçada sobre a vida.

      Como disse, o seu desenvolvimento vai ser maior em uma área e não em todas. E engana-se quem acredita que exista uma ordem nesse desenvolvimento. 

      Enxergar o sentido da vida e perceber o falso do verdadeiro não significa ter total observação de como o ser humano funciona

      É por isso que, hoje, vejo o quanto a questão da "Iluminação" é bem mais complexa. Não é porque temos insights é que estamos nos iluminando ou porque temos equilíbrio emocional que teremos uma "terceira visão" ou Consciência Plena. Muitos vivem a vida inteira sendo equânimes, mas não alcançam essa lucidez perspicaz.

      Não se mede Consciência por aparências externas.

      Se você pensa ser um indivíduo integrado, o seu ego está lhe trapaceando.

      Pois um ser integrado não diz e nem pensa estar. Ele simplesmente é, e o seu exemplo já diz por ele. 

      Mesmo que se tenha a falsa modéstia em dizer: "Eu não sou perfeito, mas..." e tacar frases de efeito moral (mais imoral ou amoral) nos outros, ainda estará implícita a arrogância professoral na pessoa.

      São poucos os sujeitos com humildade em dizer que estão em processo espiritual e que ele é árduo; ou mesmo em admitir que não possuem uma integração real...

      Mas são esses, porém, é que atingirão a verdadeira profundidade do Ser. 

      Outras, na sua ilusão florida e confortável da espiritualidade, ficarão presas na sua prepotência, distribuindo palpites à la guru.


Comentários

Postagens mais visitadas