CÓDIGO SAMURAI



      O que é honra?

      Honra: consideração à virtude, ao talento, à coragem, à santidade, às boas ações e às qualidades de alguém. Sentimento de dignidade própria que leva o homem a merecer a consideração geral; pundonor, brio. Dignidade. (Dicionário Aurélio).

      Honra aos japoneses vai um pouco além do senso comum, significando a eles "virtude ou sacrifício acima de ganhos pessoais" - até mesmo grupais, ou seja, ética e humildade acima do ego.

      Não estou dizendo com isso que não haja egoísmo, ganância ou corrupção no Japão. Sim, há. Pouco, mas há. E nem estou defendendo uma devoção cega como tiveram os kamikazes na Segunda Guerra. Isso já seria um fanatismo nacionalista.

      O que quero ressaltar aqui é que honra à eles não é meramente um orgulho, como os ocidentais interpretam. É antes de tudo, consideração com os seus semelhantes (familiares, amigos, companheiros, etc.) pra que, esses, não sejam desprezados e escarnecidos perante à sociedade.

      Aqui no Brasil, porém, se vê a honra como a um ego ferido, birra, arrogância ou vaidade. Grande parte dos ocidentais não entende a honra, simplesmente, porque não possue esse sentimento dentro de si. 

      Se à eles, japoneses, é importante "baixar a cabeça", recuar, voltar atrás ou pedir desculpas publicamente em prol de um bem maior a uma nação ou mesmo a uma corporação, não hesitarão em fazer.

      Onde está o orgulho nessa atitude?

      A honra do oriental está diretamente ligada à sabedoria. É compreender que o que é melhor para a maioria, será melhor à eles próprios.

      Claro que nos dias atuais, muitos japoneses perderam essa honra ao ego. Há individualismo neles, mas não tão agressivo e incentivado como aqui. A vaidade neles não está ligada à ostentação material, mas a uma hierarquia ocupacional dentro da sociedade. 

      Por isso, quando me refiro à honra, estou me referindo a um nível samurai de ser, em que a ética vem muito antes do que um simples "ganhar". Vencer o oponente de modo trapaceiro é totalmente vergonhoso e humilhante à cultura japonesa, assim como ser descoberto numa corrupção é motivo até para um suicídio (ressaltando também que não estou concordando com o suicídio, que é outro exagero deles). 

      Mas, de um modo geral e sadio, entre "jogar sujo" e perder a batalha, prefere-se mil vezes perder. 

      É esse o espírito dos verdadeiros guerreiros. É honrar a si e ao seu adversário simultaneamente, sem ser fraco ou condescendente a ele.

      Portanto, antes de tudo, é de grande importância que sejamos sábios.

      E antes de sermos sábios, humildes. Pois não existe sabedoria sem humildade.

      Honra é essa integração de virtudes.


Comentários

Postagens mais visitadas