A VERDADE NÃO CABE NOS "ISMOS"

      


      Eu poderia me rotular e me enquadrar numa linha de pensamento definitiva.

      Poderia hastear bandeira e defender uma causa "assim e assado".

      Sim, eu poderia. Mas não o faço porque não seria uma livre pensadora. 

      A única "causa" que defendo é a da Verdade, ainda que essa nos fuja a cada desatenção nossa.

      O rótulo limita um indivíduo porque lhe dá características uniformes. Nos colocar em certo partido, grupo, lado, pensamento, nos aprisiona a ele. Além disso, nos faz ser imediatamente taxado pelos outros, sem que conheçam a fundo o nosso modo de enxergar a vida. Caso eu me classifique, muitos terão aversão ao rótulo e não exatamente ao que eu penso (pelo fato de nem tentarem ouvi-lo). A recusa em se escutar o outro acontece, principalmente, motivado pelos partidarismos.

      Se eu sou conservadora? Sim e não.

      Sim porque defendo muitos princípios éticos e morais (não meramente religioso e cultural). A diferença de ser a favor de um verdadeiro valor moral, é que este parte do princípio de se respeitar o próximo ao invés de se pensar em si mesmo, antes de tudo. E quando digo que não defendo a moral religiosa, não é por aversão à religião, mas porque a simples obediência aos seus preceitos não condiz com os reais sentimentos da Alma. Pode-se muito bem obedecer à moral, sendo um completo hipócrita. E também porque muito de seus dogmas em nada correspondem à Verdade.

      É preciso estar integrado ao Coração para que se sinta (e seja) esses reais valores morais.

      Sou conservadora - pelo o que a palavra representa à mente comum - porque não prego a filosofia do hedonismo, que prende o humano aos seus próprios instintos em detrimento de sua libertação de Alma. Aquele que não consegue renunciar ao prazer dos sentidos é porque ainda é escravo dele. E quando falo em renúncia, não estou me referindo a abstenção, repressão ou recusa; estou me referindo à desapego ou transcendência do prazer.

      Precisar de subterfúgios para anestesiar a dor não condiz com a busca da Verdade. Aceitar os prazeres da vida é natural; degradante é a sua busca frenética e a defesa que se faz por eles. Por que defender algo fugaz, narcotizante e que nos faz dependentes? Por que promover a liberação de coisas que nos faz mais escravos de nossos sentidos?

      Aquele que experimenta o prazer em coisas sublimes não necessita se prender e defender o seu "osso". 

      E quem acredita no conceito de que se mal não faz aos outros não é mau, não alcançou ainda o sentido universal da vida, em que uma ação nossa repercute e influencia no coletivo. Ainda que o mal seja só pra si, se a maioria o fizer, em nada mudará o significado de mal. O mundo se tornará muito mais perdido do que já é.

      Eu sou a favor de uma liberdade interna do ser humano. Porém, isso não quer dizer que eu deseje que tudo vire uma ditadura moralista. O que eu "preservo" é a integridade da Alma, que em nada tem a ver com o liberalismo de condutas que só visam a satisfação do ego. É preciso saber o limite do saudável e do vício. E o sinal do vício é quando passamos a defendê-lo com unhas e dentes e a agredir ou humilhar quem seja contra.

      Não sou, entretanto, conservadora porque essa palavra não representa a Verdade. Aliás, nada representa a Verdade, que não seja Ela mesma. 

      A palavra "conservadorismo" foi utilizada para caracterizar uma linha de raciocínio. Mas ela pode muito bem ser utilizada para definir pessoas que querem conservar o ego e suas diretrizes. Ou seja, conservar o direito de fazer o que bem quiser, do tipo "meu corpo, minhas regras"; "carpe diem" (e as consequências é que se fodam).

      Quem precisa de liberalismo é um alguém completamente preso e escravo de seus instintos. Quem se nutre da Verdade é um alguém que luta apenas por uma dignidade natural para o bem de todos, e que eleva o ser.

      No entanto, eu não me rotulo. Meu guia é somente a Consciência.

      E quando é Ela que nos orienta, não há mais em nossas vidas lugar para "ismos".

      Onde existir "ismo" haverá partidarismo.


Comentários

Postagens mais visitadas